| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Gruiformes |
| Família: | Rallidae |
| Rafinesque, 1815 | |
| Espécie: | A. mangle |
A saracura-do-mangue é uma ave gruiforme da família Rallidae. Também conhecida como saracura-da-praia.
Seu nome científico significa: do (grego) aramos = um tipo de garça mencionado por Hesinquio; e -öides = semelhante; e do (espanhol) mangle = mangue. ⇒ (Ave) do mangue semelhante a uma garça.
Em particular, o queixo e parte superior são cinza ou branco. O restante e o peito são vermelhos. Coroa, os lados da cabeça e pescoço são cinza. Uma característica não aparente é o impressionante coloração vermelho-alaranjada da parte proximal da maxila.
Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).
Vasculha a margem do mangue buscando pequenos caranguejos, pois com seu bico alongado consegue capturá-los dentro das tocas. bastante ágil vasculha muitas tocas em pouco tempo com a cabeça baixa, permitindo uma boa aproximação para registros sem sermos notados.
Hábitos reprodutivos…
É conhecida por habitar os manguezais costeiros e as florestas da vizinhança, e um dos seus nomes brasileiros é o “saracura-da-praia”, que significa “Beach Woodrail” (Sick 1997). No entanto, a espécie também ocorre mais no interior (Meyer de Schauensee 1970). Com a redução dos manguezais em toda faixa litorânea a saracura tem resistido mesmo em faixa muito pequenas de mangue desde que encontre alimento. Já registrado em uma faixas de menos de 100 metros de extensão e pouca vegetação.
Ocorre nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.
Consulta bibliográfica sobre subespécies: